Fligezinha

 

 

CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD DA PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA FLIGEZINHA.

 

 

espaço

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E BATE-PAPO

Local: Calçadão Literário

Data: 11 | Sexta – Horário: 09h

 

Título: A história de Dandara e Kenderê

Contadora: Sá Binidita (Rosa Griô)

Contadora de histórias, bonequeira, griô aprendiz, produtora cultural, coordenadora do Ponto de Cultura Ciranda de Bonecos, atuação na área da arte-educação como facilitadora de cursos em mediação de leitura, contação de histórias, oficinas de arte e identidade, rodas de pedagogia Griô, nos espaços dos Pontos de Cultura, Bibliotecas, escolas, universidades, instituições culturais, festivais, feiras, seminários, congressos dentre outros. Historiadora pela UNEB (Universidade do Estado Da Bahia) Thetahealing e Terapeuta Comunitária.

 

 

 

 

Título: O Reino dos Mamulengos

Contadora: Flávia Pacheco

Baiana, arte-educadora, griô aprendiz, brincante, bonequeira, atriz, artesã, consultora pedagógica e professora efetiva de Literatura e Arte na Rede Estadual de Ensino da Bahia. Foi finalista do “Prêmio Servidor Cidadão” em 2008 com o projeto “Casinha dos Sonhos” em Rio de Contas; contemplada com o “Prêmio Griô na Escola, na Internet e na TV” em 2012; aprovada no Edital Ação Griô Bahia 2015. Recebeu em 2016 a titulação de Honra ao Mérito no “Prêmio Educador Nota 10” da Fundação Victor Civita. Coordena e ministra oficinas e palestras em encontros de formação de professores. Monta, dirige, produz e atua em peças de teatro para crianças desde 2001.

Ementa: A aula-espetáculo é baseada no livro “O Reino dos Mamulengos” de Stela Barbieri e Fernando Vilela e conta a história de Severino, um rapaz que resolveu sair pelo mundo em busca de sua sorte. Era especialista em fazer e manipular mamulengos e se destacava pelo seu humor e inteligência sem igual, mas sua aparência não mostrava essa sua habilidade. Levava seus cenários, bonecos, instrumentos musicais e ferramentas em sua mala, que vivia caindo por onde ele andava.

 

Livro: Contos e Fábulas: minha fascinação

Autora: Regiane Lima Valadares

Baiana, professora, autora do livro Contos e fábulas: minha fascinação, publicado pela Editora Gregory, ano 2014. Co-autora do livro A arte de costurar palavras, 2017, Ed. Gregory.  Organizadora e autora da Coletânea Janelinhas Encantadas. Participação em várias antologias pelas Editoras Becalete e Darda, 2015, 2016 e 2017.

Ementa: Animais falantes, flores e situações. Tudo num mundo de cores de muitas emoções. Nas páginas que aqui esperam tudo é magia e festa. As fadas já leram agora só resta você chegar. Bem vindo ao mundo da fascinação.

 

 

 

espaço

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA E BATE-PAPO

Local: Calçadão Literário

Data: 11 | Sexta – Horário: 14h

 

Título: A história de Dandara e Kenderê

Contadora: Sá Binidita (Rosa Griô)

Contadora de histórias, bonequeira, griô aprendiz, produtora cultural, coordenadora do Ponto de Cultura Ciranda de Bonecos, atuação na área da arte-educação como facilitadora de cursos em mediação de leitura, contação de histórias, oficinas de arte e identidade, rodas de pedagogia Griô, nos espaços dos Pontos de Cultura, Bibliotecas, escolas, universidades, instituições culturais, festivais, feiras, seminários, congressos dentre outros. Historiadora pela UNEB (Universidade do Estado Da Bahia) Thetahealing e Terapeuta Comunitária.

 

 

 

 

Livro: Coletânea Janelinhas Encantadas

Autora: Joyce Lima

Doutora em Educação pela USF, com doutorado sanduíche na Universidade de Lisboa. Mestra em Educação e Especialista em Educação Ambiental. Bióloga, Professora, Técnica da Secretaria Municipal de Educação em Itagibá/BA. Professora com experiência em alfabetização, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Atuou em tutoria no Ensino Superior e no Magistério (PROFORMAÇÃO). Área de estudo: Identidade e formação de professores. Autora das seguintes obras: Formação de Professores: dos desafios aos impactos na atuação docente (2016), Modos de identificação de professor (a): tramas discursivas (2017), A arte costurar palavras (poesias infantis, 2016) e participação em diversas antologias poéticas.

Ementa Trata-se de uma coletânea com textos de diversos autores, abordando os gêneros textuais poesias e contos infantis. Livro composto de duas partes, sendo que na primeira parte constam os textos e na segunda estão ilustrações dos textos para o leitor colorir. O livro foi pensado como um instrumento para incentivar a leitura de uma forma prazerosa e lúdica. Organizado por Joyce Lima, Regiane Lima Valadares e Marilin Manrique. Editado pela Editora Becalete, em 2017.

 

espaço

BATE-PAPO COM O ESCRITOR

Local: Calçadão Literário

Data: 12 | Sábado Horário: 09h

 

Livro: Tomate, Pimentão e Cia

Autor: Antonio Moreno

Jornalista profissional trabalha atualmente com assessoria de imprensa – e tem diversos textos voltados para o público infanto-juvenil. Seu primeiro trabalho foi Pafúncia, a Bomba que deu Chabu, que virou espetáculo teatral em 1979, contando a história de uma bomba com dificuldades psicológicas de explodir. Além dessas duas obras, Moreno é autor dos infantis Cata, Cata, Catavento, Era uma vez um Boi, A Menina que Contava Estrelas e A Xícara Voadora. Para adultos, escreveu Colagens e Bobagens, É uma Brasa, Amora, Quem Te Viu, TV e Um Tiro no Coração, todos encenados pelo grupo baiano Amora Lá em Casa em teatros de Salvador e outras cidades.

Ementa: O livro narra as aventuras de vegetais ameaçados pela poluição de uma fábrica que se unem para solucionar o problema.

 

 

Livro: A Galinha Adivinhona

Autor: José Walter Pires

Nativo de Ituaçu/BA, adotivo e cidadão de Brumado, educador e sociólogo, escritor e poeta, renitente nordestino, amante da literatura, em especial a de cordel, gosto que nasceu nos serões de cultura com os seus irmãos, em sua casa, sob os olhares vaidosos de seu Dadinho e a prudência D. Nita, depois para Salvador, destino dos interioranos, nos idos tempos, em busca da educação e o sonhado caminho da sobrevivência. Membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, ocupando a cadeira de número 21, do seu patrono o poeta paraibano (Solânea), Joaquim Batista de Sena, com posse em 21 de agosto de 2010, em João Pessoa, na Paraíba, com vários títulos e livros publicados, inclusive em grandes editoras nacionais.

Sinopse: A partir de uma história que ouviu de sua mãe, na infância, no alpendre da fazenda, o autor criou este cordel engraçado e reflexivo. As ilustrações em forma de cartuns dão um “tempero” perfeito para esse enredo lúdico e bem humorado!

 

 

Livro: O Diário de Melinda

Autoras: Aya Iseki, Catarina Sena, Clara Peixoto, Daniela Gomes e Maria Clara Macedo

Escritoras mirins, todas com 10 anos de idade.

Sinopse: Abordando temas como bullying, tribos e autoafirmação pela ótica das pré-adolescentes, “O Diário de Melinda” narra a história de Melinda, uma adolescente de 14 anos que muda de cidade. Na tentativa de se adaptar à nova rotina com escola e amizades, passa por alegrias, tristezas e muitas incertezas e decide escrever um diário, a quem Melinda chama carinhosamente de “Kika”, para ajudá-la a superar o processo.

 

 

 

 

Livro: A Índia Guaci

Autor: Leonardo Gomes

Currículo.

Sinopse: O livro narra a história da pequena índia Guaci, que vive na floresta com a sua mãe. Ela é uma criança alegre, mas um dia fica muito doente após brincar no rio e precisa ser hospitalizada na cidade, onde conhece Hugo. Os dois viram grandes amigos e compartilham as suas vidas distintas, uma na cidade e a outra na floresta. Assim tem início uma linda e surpreendente história de amizade e tolerância.

 

 

 

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA

Contadora: Luciana Araujo Simões

Atriz habilitada em interpretação Teatral pela CAL em 2002/ Atriz bacharel em artes dramáticas pela Universidade da Cidade do Rio de Janeiro – UniverCidade em 2010, pesquisadora em estudos percussivos de maracatu de baque virado e outros ritmos da cultura regional e popular brasileira à partir de 2000. Atualmente, coordena e atua no projeto: MalaMalaTum Arte e Educação propondo “MalaMalaTum: uma viagem, muitas histórias”. Através do teatro, da música e da improvisação, apresenta contos, histórias e atividades recreativas que buscam promover interatividade, ressignificação dos objetos, estimulação artística e o uso da imaginação, através do imenso potencial da contação de histórias diante dos processos de geração de saber e resgate da ancestralidade em todos os seus aspectos.

Sinopse: A partir do lançamento do Livro: Tomate, Pimentão e Cia, a MalaMalaTum propõe uma contação de histórias com musica ao vivo, pensando em valorizar ainda mais os temas propostos pelo enredo dessa história como: Meio-ambiente, cooperação e o cuidado com o natureza, que através de uma narrativa leve e divertida, nos faz refletir sobre principalmente a importância do cuidar, ressignificar e preservar. Um trabalho extremamente valoroso e que nos traz uma riqueza de imagens e musicalidade nas palavras para celebrar esse momento tão marcante.

 

espaço

 

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS | APRESENTAÇÃO DE QUADRILHA JUNINA | ENCONTRO COM ESCRITOR

Local: Calçadão Literário

Data: 12 I Sábado Horário: 14h

 

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA

 

Contadora: Palmira Heine

Escritora, professora universitária, poetisa. Além de uma vasta obra acadêmica, é autora de diversos livros infantis dentre os quais se destacam: O pontinho desapontado, O reino todo amarelo, O autor é você, Amendoim, a tartaruguinha encantada, O lápis mágico e Uma amizade no mundo dos números. Possui textos, poemas e contos publicados em diversas antologias nacionais e internacionais, sendo também organizadora da Antologia Contos de Fadas Contemporâneos da Darda Editora e Cartinhas nas Janelas da Editora Becalete. Também é autora dos livros de poemas intitulados A poesia da Língua e Poemas de Alforria. É membro da Confraria Poética Feminina, grupo de poetisas que tem se destacado no Cenário Literário da Bahia.

 

 

 

 

APRESENTAÇÃO DE QUADRILHA JUNINA

Grupo: Quadrilha Infantil Lapidar

Todos os anos nos festejos juninos em Mucugê, a Escola Lapidar, organiza um grande arraiá e com a participação dos alunos e familiares realiza uma quadrilha temática, sempre lembrando atividades referentes às crianças. Em 2017, nosso tema foi “a turma do Chaves”, que com brincadeiras e evoluções lembrou os personagens que fazem a alegria das crianças na televisão brasileira. Merece bis e, durante a Fligê 2017, teremos uma reapresentação especial.

 

ENCONTRO COM ESCRITOR

Autora: Lilian Menenguci

Doutora, Mestre e Especialista em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo, (UFES, 2012, 2005 e 2000). Especialista em Acessibilidade Cultural pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2014) e Psicopedagoga pela Universidade de Vila Velha (UVV, 1999). Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências Aplicadas Sagrado Coração (Faciasc, 1996). Professora da Educação Básica, do quadro efetivo do Magistério, na Prefeitura de Vitória (desde 2002), da Rede de Ensino Doctum (desde 2009) e da Faculdade Brasileira Multivix (desde 2014). Autora de “Os medos de Lili”; “Casa de Papel”; “Palarvas de Borboletras” e “Educação, Educação Especial, Inclusão e Arte: para além do chão e dos muros da escola comum”. Organizadora de “Memórias de Alfabetização: narrativas sobre o aprender a ler e a escrever” (2015), Editora Pedregulho. Autora de “A Criança Mágica” (2017), Pequena Cousa.

Livro: A Criança Mágica

Sinopse: É uma volta autoreflexiva que permite encontrar dentro de nós o que insistimos em buscar fora. Uma aventura que começa a partir do momento em que a criança entra em contato com as suas próprias potências na (re)invenção do mundo que habita e que é habitado por ela. Um vai e vem entre a realidade e a ilusão, como marca do humano. Referência àqueles e àquelas que têm na brincadeira sua forma de dar sentido e significado à vida. A imaginação, a fantasia, a curiosidade e a criatividade são os elementos que conduzem a narrativa poética-visual desta obra.

 

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA

Contadora: Danielle Andrade

Nasceu em Curitiba e desde 2011 vive em Salvador. Licenciada em teatro pela FAP, é contadora de história, escritora e pesquisadora de contos tradicionais. É idealizadora do evento Pedra de Encantaria – Encontro de Contadoras e Contadoras de Histórias da Bahia; do projeto Livro Viajante. É autora dos livros De Mar Amar; As Aventuras da Fada Crespa e O Menino Estripulia e a Língua que Fugiu com Circo. Participa de encontros de narração pelo Brasil. Desenvolve oficinas de criação e contação coletiva de histórias. Pesquisa as canções e os silêncios que moram nas histórias.

Sinopse: Projeto Livro Viajante conta: O Menino Estipulia e a Língua que Fugiu com o Circo e outras histórias pra sonhar – Nesta Contação de histórias além de cantar, brincar, ouvir uma história divertida e para sonhar, as crianças entrarão em contato com o Livro Gigante que pertence ao acervo do Projeto Livro Viajante. Projeto Feira de Histórias Fantásticas: Inspirada nas feiras livres e nos camelos, de um carrinho de feira a contadora e inventadora de histórias vai tirar os objetos fantásticos que vão compor suas narrativas.

 

espaço

Local: Espaço Academia da Leitura

Data: 13 I DOMINGO – Horário: 10h

Tema: Oficina de Haicai Infantil e Pintura de Dedo

 

Participante: Rumena Cruz Lages

Psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, especialista em Psicologia Clínica, Educacional, MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e pós-graduanda em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Plantonista no Projeto Plantão Psicológico na Escola voltado a comunidades escolares da rede pública e particular de ensino. Fez parte da equipe de intervenção do Projeto Criança Esperança BH, onde realizava atividades em Oficinas em Dinâmica de Grupo e Arteterapia com crianças e adolescentes. Psicóloga Educacional da Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer de Barra da Estiva e Coordenadora do Núcleo de Psicologia Integrada. Mãe, educadora e incentivadora de sonhos e artes. Ama o que faz.

 

 

 

 

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E MÚSICAS EM LIBRAS

Participante: Rozilda Almeida Neves Magalhães

Graduada em PEDAGOGIA pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB. Especialista em Psicologia da Educação/Psicopedagogia/Educação Especial Inclusiva/Alfabetização e Língua Portuguesa nos anos iniciais do ensino fundamental / LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais. Coordenadora Pedagógica na Equipe de Educação Especial Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação – SMED e no NAIPD – Núcleo de Acessibilidade e Inclusão para Pessoas com Deficiência – UESB/ Vitória da Conquista-BA.

 

espaço

 

Local: Centro Cultural

Data: 13 | Domingo – Horário: 14h

Visita guiada à exposição “A Terceira Margem”