O que fazer

Mucugê possui a atmosfera típica do interior, sendo visitada por quem quer paz e sossego. A temperatura é amena; o casario colonial é delicado e preservado; as ruas são arborizadas; as praças são floridas e poucos turistas circulam pelas ruas. Tombada como Patrimônio Histórico Nacional, ela está localizada mais ao centro do Parque Nacional da Chapada Diamantina e proporciona um turismo tranquilo e aconchegante.

Circundada por montanhas, a cidade revela um grande patrimônio natural, sendo mais da metade do seu território coberto pelo Parque Nacional, onde são encontradas inúmeras cachoeiras, rios e uma rica fauna e flora; berço de espécies vegetais endêmicas, como o fruto Mucugê, que dá o seu nome, e uma única espécie de flor, a Sempre Viva de Mucugê.

As agências de turismo oferecem diversas opções de roteiros que reúnem e organizam o acesso aos atrativos. Os roteiros variam de um a oito dias e oferecem pontos turísticos localizados no entorno do Parque Nacional da Chapada Diamantina. Alguns pacotes completos, com passeio e hospedagem, podem ser adquiridos pela internet ou quando o visitante chega ao destino.

Passeio de caiaquemuseugarimpocasa
Agência: Calangos Adventure
www.calangosadventure.com.br

Parque Sempre Viva
Endereço: km 92 da BA-142

Museu Vivo do Garimpo
Endereço: km 93,5 da BA-142