Rita Benneditto

Show “Benneditto Seja”

18 de Agosto, sábado, às 22h. Local: Palco Principal / Praça dos Garimpeiros

Em Benneditto Seja!, Rita se supera e mostra o alcance de sua voz em momentos de rara sensibilidade. O repertório passeia pelos sons de tambores e sambas de roda à perfeita introspecção do seu canto contido e emocionado. Reúne canções como Divino, Há Mulheres, Oração ao Tempo, Contra o Tempo e outras mais dançantes como Domingo 23, O Conforto dos teus Braços, A Deusa dos Orixás e Jurema. Além das canções mais populares do seu repertório, Rita também interpreta Fé (Roberto e Erasmo Carlos), Santa Clara Clareou e Zumbi (Jorge Benjor) e Banho de Manjericão (João Nogueira e Paulo Cesar Pinheiro), presentes no álbum Encanto, lançado em 2015. Um mosaico sonoro que afirma as infinitas influências, pulsações rítmicas e melódicas da cantora.

Rita Benneditto, que possui como características marcantes o ritmo e a presença cênica, mostra um modelo semi-acústico que surpreende. A cantora se apresenta acompanhada pelo multi-instrumentista, arranjador e compositor Fred Ferreira (violão, guitarra e vocais) e pelo grande mestre dos ritmos, Ronaldo Silva (bateria, percussão e vocais), que imprimem levadas criativas às canções que se destacam em novas versões.

Rita começou sua carreira há mais de vinte anos. Há algum tempo descobriu a existência de nomes artísticos coincidentes com o seu, inclusive fora do Brasil. Por conta disso, a artista, que sempre foi ligada ao sagrado – vide o sucesso do show Tecnomacumba, que ficou em cartaz por 15 anos e que concedeu a Rita o prêmio de Melhor Cantora – Categoria Canção Popular no Prêmio da Música Brasileira em 2010 – resolveu então atender aos sinais e mudar seu nome artístico. Escolheu um sobrenome que é, ao mesmo tempo, uma homenagem ao seu pai, que se chamava Fausto Benedito Ribeiro; à sua terra natal, São Benedito do Rio Preto, cidade do Interior do Maranhão; e também por ser um nome abençoado. Benedito tem origem no latim, Benedictus, que significa abençoado, louvado, consagrado.

A cantora, que se apresentava como Rita Ribeiro até 2012, hoje é reconhecida como Rita Benneditto. Benneditto Seja! vem reafirmar essa transformação.

Rita Benneditto é uma cantora versátil, diligente, inquieta e sabedora do que quer. Louvada seja Rita!


Galeria de Fotos